Funcionários do Porto de Malhado vão conhecer processo de modernização da Codeba

Porto de Malhado
Maurício Maron

Um processo logístico e uma gestão mais eficiente. Essa é a proposta do Projeto de Modernização da Gestão Portuária (PMGP) que está sendo implantado nos Portos da Bahia. Para facilitar essa inserção, a Codeba contratou uma empresa de consultoria, que já realizou esse serviço na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a Valora.

Para o entendimento sobre o PMGP e como este irá funcionar, os consultores ministraram palestras nos Portos de Salvador e Aratu-Candeias, nos últimos dias 27 e 28, para os servidores. No próximo dia 11, será a vez dos funcionários de Ilhéus passarem pela apresentação.

“Os consultores estão, atualmente, fazendo o mapeamento dos processos em cada área da Codeba, identificando os pontos positivos e negativos para, a partir daí, propor uma modelagem mais eficiente. Para isso eles contam com os nossos colaboradores, afinal são eles que lidam diariamente com os processos e sistemas dos Portos”, explicou o Gerente de Assuntos Estratégicos, Danilo Miranda, ao ressaltar a importância dessa contribuição.

A analista portuária de gestão ambiental, Tatiana Noel, participou da palestra e ressaltou como foi importante a apresentação. “Foi fundamental para nós, funcionários, entendermos o papel dos consultores e como o projeto traz benefícios para o crescimento e desenvolvimento da empresa, sendo que é crucial compreender a necessidade da nossa participação e como podemos ajudar no processo de implantação”.

O PMGP integra o Programa Portos Eficientes, desenvolvido pela Presidência da República, atendendo a uma orientação do Marco Regulatório do Setor Portuário (Lei 12.815/2013). Se trata de um conjunto de ações que têm como principal objetivo a melhoria das gestões portuárias, por meio da revisão de processos, diretrizes e sistema, seguindo as regras de governança e de políticas de pessoal.